Veja reflexões sobre o papel das ferramentas de coaching como catalisadoras do potencial do Coach. Entenda como elas possibilitam que esse profissional impacte as pessoas e semeie mudanças positivas em sua caminhada.

As ferramentas de coaching são os instrumentos utilizados pelo Coach no processo de guiar seu coachee no caminho do autoconhecimento, rumo ao alcance dos seus objetivos. São desenvolvidas a partir de teorias de diversas áreas de estudos, como a psicologia, filosofia, gestão de pessoas, administração de empresas, marketing, dentre diversas outras.

Quer enriquecer sua atuação como Coach e construir autoconfiança para se mostrar no mercado? As ferramentas de coaching são os principais instrumentos que te permitem atuar utilizando suas forças próprias e fazer um trabalho no qual você realmente acredita, com o respaldo de técnicas e práticas bem embasadas e eficazes.

Veja a seguir algumas reflexões importantes sobre o papel desses instrumentos no trabalho de um Coach. Conheça também uma ferramenta inovadora disponível no mercado que pode incrementar o seu leque de recursos em processos de coaching.

A importância de investir em ferramentas de coaching

O uso de ferramentas de coaching impacta diretamente os aspectos práticos da sua atuação como Coach. Afinal, são elas que te permitem profissionalizar o seu trabalho, embasando-o em técnicas e abordagens fidedignas, com eficácia comprovada.

As ferramentas de coaching também são a base para estruturar a sua metodologia própria. A forma de conduzir os processos de coaching é testada, comprovada e colocada em prática por você. As ferramentas de coaching são os instrumentos que você usa para avançar nas etapas desse processo.

Os processos de coaching, em geral, focam no desenvolvimento do autoconhecimento no coachee. Um dos principais papéis do Coach, à medida em que avança em suas etapas, é trazer à tona o conhecimento sobre as principais forças dessa pessoa e fornecer meios para que ela mesma trace um caminho rumo a seus objetivos. As ferramentas de coaching otimizam esse entendimento, tanto para o Coach, quanto para o coachee.

Para você, Coach, as ferramentas de coaching funcionam como um catalisador de potencial. Ajudam você a se conectar com seu coachee, esclarecendo suas percepções sobre ele e permitindo que você compreenda seus desafios. Elas te permitem se munir de informações valiosas sobre aquele ser humano e aprimoram até mesmo a comunicação necessária para dar continuidade ao processo de coaching.

O papel das ferramentas de coaching na construção de credibilidade no mercado

Se o seu objetivo ao buscar ferramentas de coaching é aperfeiçoar seu trabalho para conquistar mais espaço no mercado, reflita. Construir credibilidade nesse meio altamente competitivo é um desafio e as ferramentas de coaching possuem um papel importante para conquistar mais confiança no seu meio, aos olhos do seu público alvo. 

Para se diferenciar no universo do coaching, é preciso demonstrar comprometimento, seriedade, responsabilidade e, principalmente, processos eficazes. Para isso, você deve divulgar e destacar não apenas suas formações acadêmicas e extracurriculares. É importante apresentar também o seu método de trabalho e as ferramentas utilizadas em cada etapa. A sua metodologia própria de trabalho é o seu principal diferencial competitivo. Apontar o uso de ferramentas eficazes é uma forma de respaldá-la.

Quanto mais informações você for capaz de fornecer sobre essa metodologia, mais você demonstra e constrói confiança, e mais a eficácia do seu trabalho ficará explícita. Afinal, o coaching é, de fato, um processo de guiança customizado, construído de forma única por cada coach e da forma que cada profissional acredita. Quando feito de forma séria e responsável, não deixa de englobar metodologias e embasamento científico e filosófico. 

Os benefícios das ferramentas de coaching para o coachee

Quando uma pessoa busca por um processo de coaching, ela entende que o Coach não vai cumprir o papel de tomar decisões. Quem toma as decisões é o próprio coachee. O Coach está ali para conduzir e gerenciar um processo de autoconhecimento focado em um resultado ou objetivo. 

As ferramentas de coaching promovem o autoconhecimento a quem passa por esse processo. Ajudam o coachee a fazer novas conexões e a criar novas percepções sobre si, sobre suas possibilidades e potencialidades. Conhecendo-se melhor, ele se torna mais capaz de compreender como alcançar seu objetivo, seja numa área específica da vida, seja nela como um todo. 

Por isso, mais do que esperar por resultados, o coachee espera por esse processo. Afinal, o conhecimento desenvolvido e as habilidades reconhecidas consistem em ganhos que ele vai carregar consigo para o resto de sua vida. Esse fato torna ainda mais importante que você invista em ferramentas de coaching eficientes, que sejam significativas e ajudem o coachee a ter autonomia para a concretização de seu objetivo imediato e também no longo prazo, para novos objetivos.

A Espiral de Forças como uma ferramenta de coaching

É seu desejo profissionalizar ainda mais a sua metodologia de trabalho, incrementando ferramentas eficazes aos seus processos de coaching? Conheça as Espiral de Forças, um teste digital novo no mercado. 

A Espiral de Forças foi pensada para ajudar pessoas a se conhecerem melhor para, então, encontrarem sua voz e seu lugar no mundo. Oferece indicativos de tendências comportamentais. Identifica as principais forças e potencialidades dos indivíduos, a partir de suas respostas às 144 afirmativas que lhe são apresentadas. Essas afirmativas se relacionam com 24 forças internas do indivíduo: força de análise, criatividade, adaptabilidade, prudência, pensamento analítico e outras. 

Permite ter acesso a informações valiosas sobre o coachee:

  • suas principais forças comportamentais;
  • forças que podem impulsionar habilidades menos usadas;
  • compreender o  contexto de forças menos desenvolvidas e como colocá-las em movimento.

 

Ser Coach é impactar vidas. Contar com ferramentas de coaching efetivas é uma forma de cuidar para que esse processo seja prazeroso e produtivo para os coachees. A Espiral de Forças é uma ferramenta de coaching que foi desenvolvida a partir de uma metodologia exclusiva, pensada para esse fim. 

Saiba mais sobre a Espiral de Forças