Espiral de Forças: o que é?

A Espiral de Forças é um teste desenvolvido a partir de uma metodologia exclusiva, que visa identificar forças e potencialidades de cada pessoa e trazer indicativos de áreas afins ao seu perfil profissional.

A Espiral de Forças foi desenvolvido a partir de um olhar disruptivo e ousado, e nasce em um contexto de complexidade e incerteza quanto às identidades pessoais, e relações interpessoais e de trabalho. É uma ferramenta de trabalho para coaches, psicólogos, pedagogos, gestores de Recursos Humanos e demais profissionais da área de desenvolvimento humano, pois permite que obtenham de seus clientes (coachees e alunos) informações imprescindíveis para o processo bem sucedido de orientação vocacional, coaching e desenvolvimento humano.

Esta ferramenta foi construída a partir de uma metodologia exclusiva e estrategicamente elaborada para fornecer ao indivíduo indicativos que irão ajudá-lo a se conhecer melhor para reposicionar-se e fazer escolhas de carreira de forma mais consciente e assertiva. O teste visa identificar forças e potencialidades de cada pessoa de forma inovadora.  Ao mesmo tempo, fornece aos profissionais que estão na linha de frente do processo informações valiosas sobre seus clientes.

Qual a finalidade da Espiral de Forças?

A Espiral de Forças é aplicado por coaches, psicólogos, profissionais das áreas de educação e de Recursos Humanos, com objetivo de levantar as forças e tendências de comportamentos como forma de atuação e expressão no mundo.

A partir das respostas, o profissional pode conhecer melhor cada pessoa e, dessa maneira, ter mais subsídio para conduzir os processos de orientação vocacional, reorientação de carreira, plano de desenvolvimento profissional e coaching.

O ato de responder à Espiral de Forças já promove um processo de reflexão sobre suas atitudes e tendências, possibilitando o reconhecimento das suas maiores qualidades.

Como funciona a Espiral de Forças?

A Espiral de Forças é composta por 144  afirmativas que se relacionam com 24 forças internas do indivíduo: pensamento crítico, empatia, criatividade, adaptabilidade, prudência, pensamento analítico e outros. A partir das respostas, é possível mapear as potencialidades do indivíduo, indicando quais são suas maiores forças e alternativas de potencializá-las.  

O processo funciona da seguinte forma:

  1. O profissional faz seu cadastro no site.
  2. Assim que o cadastro for aprovado, o profissional loga no sistema e adquire créditos.
  3. Pelo painel de controle, o profissional cadastra os clientes que desejar. Nesse momento, ele escolhe se quer que seu cliente tenha ou não acesso aos resultados e gráficos.
  4. Ao cadastrar, um email é enviado automaticamente ao cliente, com o link do teste. Ele loga e responde as afirmativas.
  5. Após finalizar o teste, respondendo as 144 afirmativas , o resultado é disponibilizado ao profissional, que terá conhecimento do percentual de cada habilidade que seu cliente tem no presente, e poderá trabalhar suas forças, potencialidades e características a serem desenvolvidas.

Confira o tutorial e veja como se cadastrar na plataforma!

A quem se destina a Espiral de Forças?

A Espiral de Forças possibilita que as pessoas identifiquem suas forças para usá-las de forma assertiva na direção de seu desenvolvimento pessoal e profissional. O objetivo da ferramenta é ser um suporte ao trabalho de coaches, psicólogos, pedagogos, gestores de Recursos Humanos e outros profissionais da área de desenvolvimento humano, para que possam ajudar:

Conheça nossas Fundadoras

O desenvolvimento da Espiral de Forças foi um trabalho coletivo e multidisciplinar. Cada profissional que cruzou a jornada deste projeto – idealizado por Maria Antônia de Oliveira e Carolina Sofal – deixou um pouco de si e contribuiu de alguma forma.

Conheça as profissionais que conceberam e conduziram a criação da Espiral de Forças.

Maria Antônia de Oliveira
Maria Antônia de Oliveira
Proprietária do COP Maria Antônia – Filósofa com Especialização em Orientação e Supervisão Escolar e Psicopedagogia – Em Coaching sua formação é: Professional & Self Coaching – PSC, Coaching Ericksoniano, Master Coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching – Practitioner em Programação NeuroLinguística. Em 2017 iniciou a Formação em Aconselhamento Biográfico na Escola Livre Antroposofia e Estudos Biográficos – Juiz de Fora – MG, pretende aprofundar nestes conteúdos e agregar muito ao pensar, ao sentir e ao fazer diários no Universo Coaching.
Carolina Sofal
Carolina Sofal
Psicóloga clínica em consultório particular com especialização em Psicologia Clínica (2014) e Psicologia do Trabalho (2007). Mestre em Psicologia do Desenvolvimento pela UFMG (2013). Formação no Programa de Enriquecimento Instrumental – PEI (2016) e Planejamento Terapêutico pelo Instituto CBM-SP (2017); Coach Vocacional com Projeto Escolar pelo Instituto Mauricio Sampaio – SP (2019); Trainner e mentora do Curso de Formação do COP Maria Antônia (2019 e 2020).

CONHEÇA
A ESPIRAL DE FORÇAS.

AINDA TEM DÚVIDAS?

Se ainda tem dúvidas sobre nossa metodologia ou quer saber mais sobre como a Espiral de Forças pode ser usado em seu trabalho, entre em contato conosco! Teremos prazer em ajudar você.