A Espiral de Forças foi desenvolvido a partir de um olhar disruptivo e ousado para as pessoas em seu desenvolvimento. Entenda o conceito por detrás da ferramenta.

Todos nós nascemos com determinadas habilidades latentes, que podemos chamar de dons. Um dom, quando bem desenvolvido, se torna um talento; ou seja, algo que você faz e nem percebe que fez. 

A escolha profissional se torna um dilema quando as pessoas não conseguem reconhecer seus próprios dons, e não identificam o que realmente gostam de fazer. Desta forma, vivenciam dificuldade de realizar o seu programa de vida, sentindo-se, às vezes, insatisfeitas e incompletas. Por isso, um programa que contemple um processo de autoconhecimento, faz uma enorme diferença na vida de qualquer indivíduo.

Entenda como o Espiral de Forças pode auxiliar neste processo.

As “skills” e a Espiral de Forças

Existem diferentes tipos de talento, considerando o perfil comportamental de cada indivíduo. Sendo assim, é fundamental saber identificar seu perfil comportamental, a fim de identificar seus talentos e áreas com as quais tenha afinidade.

Atualmente, na área de gestão de recursos humanos, se fala de hard skills e soft skills, na tentativa de separar o tipo de aptidão apresentado por cada profissional e, desta forma, realizar a seleção de maneira mais assertiva. 

A palavra “skills”, traduzida do inglês, significa “habilidades”. Assim, entende-se que ambos os conceitos falam sobre aptidões de uma pessoa.

Hard Skills são habilidades de um determinado profissional que você consegue quantificar através de testes práticos, tais como proficiência em uma determinada língua, certificado obtido.

Soft Skills são habilidades mais difíceis de serem avaliadas, pois trata-se de um questões subjetivas e comportamentais, tais como flexibilidade, comunicação, liderança, etc.

Mobilizadas por estes conteúdos e conceitos, iniciamos um longo percurso de estudos, pesquisa e aprofundamento desta temática, resultando em uma ferramenta incrível para identificar forças internas que trazemos dentro de nós, que se relacionam com as Soft Skills.

Intitulamos esta ferramenta de Espiral de Forças.

Por que Espiral de Forças?

A espiral é um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, normalmente positivo, auspicioso e construtivo, sobretudo em sua forma. A espiral pode ser associada ao movimento de evolução e involução. 

Matematicamente, uma espiral é uma linha que cresce continuamente na direção do seu próprio centro ou para fora do mesmo. Mas seu poder simbólico está na evocação de um percurso arquetípico de crescimento, transformação e viagem psicológica ou espiritual.

Nossa evolução acontece de forma ininterrupta e se manifesta diariamente, nas sutilezas e das formas mais inusitadas, respeitando a natureza e seus ritmos, e atuando diretamente na programação do nosso DNA.

Ao pensar em espiral e autoconhecimento, queremos trazer esta oportunidade ímpar de nos vermos na nossa singularidade, com todas as nossas forças e nossas vulnerabilidades, e atuando, assim, para potencializar nossas forças e tomar nossas vidas nas nossas próprias mãos, evidenciando aquilo que se destaca em nós em relação ao outro. Sendo assim, nossa vida em espiral se manifesta nos agigantando, nos aproximando da nossa essência ESPIRITUAL E INFINITA. Nosso potencial é infinito e nos leva ao um movimento de expansão. 

Acreditamos que estamos todos inseridos dentro de um grande contexto, onde cada um de nós tem tarefas, que só essa pessoa pode realizar; ela ocupa um lugar que só ela pode preencher.

Por intermédio de cada indivíduo, o mundo se altera, quer queira ou não, se tornando um lugar melhor de se viver.